Depois de saberes o estilo que gostavas que a tua casa tivesse, está na altura de dares importância e atenção à paleta de cores que escolho para a tua casa. Quer queiramos ou não, a cor pode “criar um espaço ou destrui-lo”. Por isso, dedicares tempo à sua escolha é muito importante para conseguires o ambiente de casa ideal.
Se não lês-te os três artigos que publiquei anteriormente, onde explico a importância de sabermos qual o nosso estilo pessoal na decoração poderá faze-lo aqui ou guardar no pinterest para leres mais tarde.
#1 Estilo pessoal na decoração 1ª parte
#2 Estilo pessoal na decoração 2ª parte
#3 Estilo pessoal na decoração 3ª parte
Após saberes qual o estilo a que nos sentimos mais atraídas, vais detectar pontos comuns e um deles vai ser a paleta de cores. Pode parecer bastante complicado mas quando decidires sobre ela isto vai tornar as tuas decisões muito fáceis.
Contudo, antes de escolheres qual a paleta de cores deves pensar no seguinte:
- Faz aquilo que te faz sentir bem. A casa é tua e no final dia és tu que voltas para ela.
- A tua paleta de cores deve ter entre 3 a 5 cores. Não falo apenas de cor para pintar paredes, mas também, inclui cores de acessórios, mobiliário, têxteis e tudo aquilo que compõe a tua casa.
- Lembra-te que decorar uma casa demora tempo, por isso é normal que se perca tempo neste assunto. Mas tudo se faz.
-
A importância da cor
Quando falo que a cor é importante, é porque ela desperta os nossos sentidos e se reparares ela está presente em todo o lado. Nós é que não questionamos. Logo, existe uma relação natural entre a cor e o comportamento humano. Saber escolher uma cor para o espaço onde passamos todos os nossos dias é muito mais importante do que aquilo que podemos pensar. As cores correctas contribuem para o nosso bem-estar.
-
Analisar o nosso espaço
Devo avisar que quanto mais cor introduzirmos no nosso estilo decorativo mais difícil se torna conseguir a harmonia. Não é impossível, mas é mais difícil. Eu, por exemplo, tenho um roupeiro com 3 a 4 cores neutras e o mesmo se passa em relação á minha casa. (caso não saibas, existe uma correlação entre estes dois factores). As paredes são beges, madeiras escuras na maioria dos acabamentos, cinzentos em acessórios e alguns ambientes com toques de metais. Esta regra torna tudo muito mais simples no processo de decoração de um espaço.
Depois, temos também de considerar se o espaço que estamos a decorar está virado para norte ou para sul. Se for para norte, terá menos luz, o que se considerarmos uma cor clara ficará mais luminoso, mas também mais frio. Se virado para sul torna-se mais quente e mais amarelado. Este também é um factor importante a considerar quando vamos escolher a cor porque terá o seu efeito no resultado final.
Há uma regra de ouro que devemos ter em conta quando estamos a trabalhar com interiores para podermos criar um espaço harmonioso e equilibrado. É a regra 60/30/10. Vamos supor que as cores que compõem a tua casa são branco, madeira e cinzento. Irias colocar branco nas paredes o que seria 60% da tua cor, pavimento em madeira seria os seguintes 30% e depois tens os restantes 10% para usar como apontamentos de cor com cinzento ou outros cores que gostes.
Se pensares na cor desta forma vais conseguir um resultado equilibrado e harmonioso.
De seguida, faço aqui um pequeno resumo para chegares à tua paleta de cores:
-
Inspiração
Olha para os álbuns que criaste no Pinterest e repara nas cores que te sentes mais atraída. São cores quentes ou cores frias? Que cores são recorrentes nas imagens que guardaste? Anota num pedaço de papel e vais ver que vais encontrar algo em comum e que se repete.
-
Que cores já tens em casa?
Pensa naquilo que já tens, como mobiliário existente, tipo de chão e portas. São cores quentes ou frias?
-
Como queres que o teu espaço te faça sentir?
A forma como te queres sentir em casa tem uma importância enorme na escolha da cor. Se queres ter uma casa que seja um oásis de paz, então deves escolher cores neutras e calmantes. Se pelo contrário queres que te faça sentir energizado, deves escolher cores quentes e ousadas.
-
O que preferes:
Um esquema de cor monocromático – diferentes tons da mesma cor.
Harmonioso – cores que estão ao lado uma da outra na roda da cor. Por exemplo, azul e verde.
Complementares – cores opostas uma da outra na roda da cor.
Depois de analisares a roda da cor sei que isto te vai fazer pensar. Não é uma tarefa fácil e é algo que deve ser feito com calma e de preferência testado no local. Sim, especialmente se for para pintar paredes. Não escolham na loja, levem as amostras para casa e escolham. A luz no interior da própria casa faz toda a diferença.
3.O significado da cor
De seguida faço uma breve associação da cor e aquilo que ela representa e desperta em nós.
Branco – Ilumina e adiciona uma sensação de frescura e clareza ao espaço.
Vermelho – activa a estimulação e está associado a extremos como amor, força, aconchego e coragem. Utilizar esta cor é um sinal de afirmação enquanto se utilizarem uma cor mais burgundy damos um aspecto mais relaxado ao espaço. É uma cor que deve ser utilizada como apontamento.
Amarelo – simbolizava poder, estimula a saúde, paciência e sabedoria
Verde – representa natureza e recomeços
Azul – representa inteligência, ordem, serenidade e calma. Quanto mais escuro o azul mais conservador e luxuoso enquanto mais claro mais calmo e tranquilo.
Roxo – ligado à criatividade, verdade e autenticidade pode também significar misticismo.
Laranja – a cor da felicidade e da sociabilidade
Rosa – representa o amor, a compaixão e romance. É a cor mais feminina de todas
Castanho – faz-me pensar na natureza e representa estabilidade, terra e equilíbrio.
Preto – é poder, sofisticação e glamour. É uma cor segura.
Cinzento – a cor mais popular em interiores neste momento.
Metálicos – cromados e dourados significam opulência, sucesso e riqueza. Estas cores devem ser escolhidos com cuidado para ficar exagerado.
Resumo
Espero que este artigo te tenha ajudado a perceber um pouco da importância que é escolher a paleta de cores para a tua casa e como esta determine o nosso estado de espirito e nosso bem-estar. Escolher cores é um trabalho demorado e requer atenção e análise da tua parte, Perceber o que te inspira, o tu gostas e como o queres que te faça sentir é determinante para conseguires a escolha perfeita de cores para a tua casa.
Muito amor,
Sandra
Deixe um comentário