Cada vez mais damos valor ao tempo que passamos em casa, aos momentos únicos que partilhamos com a nossa família e com os nossos amigos.
Numa altura em que o mundo se fechou, vimo-nos forçados a passar mais tempo em casa, e aprendemos a dar valor ao que realmente importa.
É assim que começamos a entender que a nossa casa, além de ser o nosso lar, é também o nosso santuário. O espaço onde respiramos, relaxamos, e nos equilibramos.
Tudo isto deu uma nova perspetiva à decoração que já tínhamos.
Quantos de nós não fizemos pequenas alterações na decoração das nossas casas?
É por isso que aproveito para vos falar um pouco sobre o estilo Japandi. Não é uma tendência nova, mas é relativamente recente no nosso mercado.
Trata-se de uma fusão muito inteligente entre o espírito japonês, e a decoração que mais adeptos tem vindo a adquirir ao longo do tempo – a decoração escandinava.
O que é o estilo Japandi?
É a combinação perfeita do minimalismo japonês, com a elegância e funcionalidade do estilo escandinavo.
O estilo Japandi inspira-se na filosofia japonesa “wabi sabi”, que assenta na apreciação estética do despojamento, e acrescenta a filosofia dinamarquesa “hygge”, que evoca o conforto em espaços acolhedores.
A junção destas duas filosofias determina um estilo de vida baseado na tranquilidade, harmonia e simplicidade, sem descurar a funcionalidade do ambiente.
-
Quais Os Materiais a utilizar
Os materiais que predominam a tendência Japandi, são os mais naturais possíveis.
A madeira, a pedra, as fibras vegetais, bambu, algodão, porcelana e papel de arroz.
Transitamos de madeiras brancas e claras, para madeiras mais escuras.
-
As cores a usar
A palete de cores do estilo Japandi é bastante vasta, uma vez que une os tons mais claros da decoração escandinava, como o branco e o cinza, com as cores mais profundas da tradição japonesa, como o preto, e o vermelho escuro.
Portanto, aqui podemos incluir uma mistura harmoniosa de tons claros e frios, cores terrosas e cores vivas.

www.cotémaison.fr
-
A decoração
Este estilo privilegia sempre móveis baixos, de linhas simples e direitas, como mesas e aparadores, e sofás de costas baixas com pés discretos.
Opte por peças em porcelana textura, e jarras em tons naturais onde possa colocar flores de cerejeira ou flores de algodão.
Inclua também na decoração plantas verdes naturais, que além de promoverem o equilíbrio entre o interior e o exterior, ajudam a suavizar as linhas deste estilo minimal.
Qual é a sua opinião relativamente ao estilo Japandi? Já conhecia?
Escolhi alguns produtos do site da amazon – que já está em português (yupi) que se podem encaixar neste tipo de decoração ou em outras àreas da sua casa.
Estes links são links de affiliados.
Também encontrei este video no youtube que achei bastante interesante.Espero que gostem.
Boa leitura e não te esquecas de subscrever a minha newsletter.
Se queres aprender como decorar prateleirias, sugiro a leitura deste artigo: Como decorar prateleiras.
Boa Leitura
Deixe um comentário