A busca da simplicidade na decoração de interiores
Hoje vou falar sobre tema que se fala e vê cada vez mais, a busca da simplicidade na decoração de interiores.
Esta busca da simplicidade tem-se visto em todo lado, desde a roupa que vestimos à decoração que compramos para as nossas casas.
E porquê? Perguntas tu. Porque é o resultado de anos e anos a mandarem-nos estar ligados, disponíveis e totalmente “info-dependentes”.
Nós temos necessidade de parar, desligar e irmos em busca da simplicidade e de um mundo mas desconectado. O melhor lugar para conseguirmos isso é nas nossas casas.
Cada vez mais vemos nascer movimentos com estilos de vida minimalistas e pessoas cada vez mais preocupados com o que comem e o que vestem. Vemos cada vez mais as pessoas a praticarem desporto, sozinhos ou em grupo. Temos uma geração mais eco-consciente e preocupada com a sustentabilidade do planeta e com o seu bem-estar pessoal. Se estiveres atenta e olhares á tua volta, vês isto por todo o lado, a começar por ti.
As áreas como a moda e a decoração não podiam ficar indiferentes. Os materiais que vês são cada vez mais naturais, como o linho e o algodão na roupa. Na decoração regressam as cerâmicas,o grés e até o mármore. A cestaria e a cortiça estão em todo o lado.
As cores predominantes são os beges, terracotas e castanhos. O styling é simples e natural com a introdução de plantas e flores. Se quiseres dar um espaço, um pouco mais chamativo, é só misturar com uns metais mais brilhantes, acrescentar alguns acessórios como almofadas e tapetes com um pouco mais de cor e, ficas com ambiente mais colorido.
Acima de tudo, temos de parar e pensar que cada um nós é realmente responsável pelo regresso desta forma simples (e antiga) de viver. Nós não podemos continuar como estamos, totalmente ligados a écrans de manha á noite. A casa é o local perfeito para se encontrar essa paz e essa simplicidade de viver. Viver de forma simples, é a chave. Consegui-lo não é fácil. Eu bem sei o que faço para conseguir fazê-lo todos os dias. Vamos fazer com que a nossa casa seja um local sagrado, que nos possa dar energia e que nos faça viver cada momento de forma mais natural e genuína. Que seja um oásis de prazer sensorial.
Não existe nada aqui nestes espaço que não gostasse de ter na minha casa.
Não te sentes mais ligada à terra quando vês espaços assim? Eu sinto calma e muito serenidade. Não há o que me distraia a não ser viver a minha casa e com os meus.
Pois bem, isso é o que todos devemos fazer no espaço onde moramos. Fazer dele um lugar que se sinta nosso.
Como podes conseguir esta decoração de interiores simples:
1 – arruma o teu espaço. Retire tudo aquilo que não transmite alegria.
2 – escolhe um esquema de cores neutras para as paredes e chão, como o bege, branco, cizento
3 – escolhe mobiliário dentro dos mesmos tons e com marca do criador,
4 – dá preferência a tecidos de fibras naturais, como o algodão e o linho,
5 – escolha acessórios decorativos com efeitos esculturais inacabados,
6 – Introuz plantas e flores (secas ou naturais),
7 – acrescentares velas com e sem aroma.
Gostava que este artigo te leve a pensar que para termos uma casa, não é necessário que seja nova ou que seja decorado com aquilo que está na tendência. É sim necessário que ela nos transmita, a vontade de querermos voltar para ela ao fim do dia e que nela possamos viver histórias e partilhas para pudermos enfrentar os dias com mais sereniedade.
Podes querer ler este artigo:
Como destralhar a tua casa e simplificar a tua vida
photo credit: by Zara Home
*este artigo contém link de afiliados
Deixe uma resposta