Como destralhar a tua casa e simplificar a tua vida
Quando pretendemos decorar um espaço da nossa casa, na maioria das vezes temos muitas dúvidas. Especialmente, quando já é um espaço existente. Não sabemos muito bem por onde começar. Muitas vezes acumulamos ao longo da vida acessórios, objectos e tantas outras coisas que nos foram dando que perdemos noção do que temos e de como os temos exposto. Chega uma altura em que sentimos necessidade de mudar, de tirar tudo da nossa frente. Pois bem, foi a partir deste dilema que decidi criar este artigo. Pretendo ensinar como devemos destralhar um determinado espaço da nossa casa para simplificarmos a nossa casa.
Se há um lugar onde temos de nos sentir bem, terá de ser naquele onde recolhemos todas as noites. Para mim, o sentimento de casa é muito simples. Uma chávena de chá na mão, sentada no meu sofá com minha mantinha, a ler um livro. Não há para mim maior sentimento de aconchego e conforto do que este. Para muitos, será outro – mas este é para mim a minha sensação de “ sentir-me em casa”.
Quando faço projectos é sempre muito mais fácil começar por uma casa vazia, despida de qualquer sentimento ou decoração. Quando é um espaço existente, tudo muda e todo o processo de transformação do espaço vai ser diferente.
Foi com base nesta minha experiencia, que decidi elaborar este guia para destralhar a tua a casa e simplificar a tua vida. O guia vai-te ajudar a olhar para o espaço que queres mudar e fazer com que não te sintas perdida.
Em primeiro lugar tens de perguntar a ti, como te faz sentir o espaço que queres mudar. Há sentimentos ou memórias que não te agradam? Então deves ver-te livre delas pois só assim poderás passar para a decoração.
Depois de limpares o espaço dos sentimentos que te transmite vais passar para o passo seguinte que é o destralhar para finalmente conseguires aquilo que tanto aspiras: teres uma casa que transmita a tua sensação de “estares em casa”.
Vamos então passar às 3 perguntas que deves fazer para começares a destralhar e organizar o que queres melhorar na casa e na tua vida.
As Três regras de ouro.
1. Tu gostas?
Quando temos um objecto no nosso espaço, temos de colocar de lado quem nos deu. Quando vestes uma peça de roupa de que gostas muito esta transmite-te uma boa sensação. Agora pega nesse exemplo, de sensação boa e aplica-o ao objecto da tua casa. É esse o sentimento que queremos que ele te transmita. Se não te dá essa sensação boa, então tens de o eliminar.
2. Quando foi a última vez que o utilizaste?
Se não utilizas algo há mais de um ano, é porque não te faz falta! Aqui tens de saber desapegar e seguir em frente. Não adianta ficar com aquilo que não utilizas.
3. Acrescenta valor na tua vida?
As coisas podem acrescentar valor à nossa vida quer por aquilo que possam fazer ou o sentimento que podem invocar. Um livro serve para nos educar, uma fotografia de uma pessoa querida faz-nos sentir nostálgicos, uma vela com aroma dá-nos uma sensação de aconchego. Pensa de que forma esse objecto acrescenta valor na tua vida, para de seguida decidires o que vais fazer com ele.
Estas 3 regras de ouro servem para aplicares a qualquer outra coisa da tua vida. Neste momento estou a referir a objectos ou acessórios de casa, mas, podem também ser aplicadas em relação ao nosso guarda-roupa.
Depois de olhares para o teu espaço e verificares a sensação que cada objecto te transmite, entramos na fase de categorizar para destralhar e simplificar. Esta fase é extremamente importante no que toca a simplificar o nosso espaço ou casa.
As Quatro Categorias
Depois de efectuares a selecção anterior vais organizar os teus objectos em quatro categorias:
1. Manter
Aqui ficam todos aqueles objectos que usas, gostas e que acrescentam valor á tua vida e à tua casa. São estes os objectos que vais-te focar em organizar e decorar o resto da casa.
2. Deitar fora
Aqui ficam os objectos que não podem ser vendidos ou doados. Se puderem reciclar é o ideal. Evitem deitar ao balde do lixo. Estamos numa era de preservar o ambiente e trabalhar para a sustentabilidade.
3. Doar / vender
Aqui ficam todos os objectos que ainda estão em bom estado e que podem ser utilizados por outras pessoas. Podes sempre vender através das redes sociais, como o Market place do Facebook ou até mesmo no Ebay.
4. Experimentar guardar
Aqui ficam aqueles artigos que tens dúvidas. Sim, existe essa possibilidade. Vamos colocar numa caixa e guarda-los num local longe da vista durante seis meses. Se durante este tempo não chegares a utilizar, é porque não te faz falta e podes deixar ir. Cuidado ao abrir a caixa, porque os sentimentos podem vir á flor da pele.
Conclusão
Selecionamos qual o espaço que pretendes decorar. Depois limpas esse espaço, deixando apenas aquelas peças e objectos que despertam em ti sentimentos de felicidade. Após concluir estas duas étapas, seguindo o método que explico acima, vais ter o teu espaço preparado para ser remodelado e ganhar uma nova vida. Se queres saber sobre como decobrires o teu estilo pessoal na decoração, podes ler o artigo aqui.
Ao aplicares este metodo à divisão da casa que queres decorar vais ter uma ideia, mais clara e organizado daquilo que tens para depois passarmos ao mais importante que é decorar.
Lembra-te de fazer um espaço de cada vez. Uma casa organizada, é uma cabeça organizada!
Estás preparada para implementares este método para comecares a decorar a tua casa com a tua personalidade?
Responde-me em baixo nos comentários.Vou adorar saber.
Muito amor,
Sandra Barbosa
P.S Se quiseres entrar ainda mais a sério na arte de saber arrumar e organizar sugiro alguns produtos que considero muito úteis nesta loja de arrumação e organização. Já desenvolveram uma linha ecológica também. Adorei saber
Informação:
Alguns dos links deste site são links de afiliados, e SimplyDesignLife.com é um participante do Amazon Services LLC Associates Program. Estes são programas de afiliados desenvolvido para fornecer um meio de pagamento para que está vinculando a Amazon.com e sites de afiliados. SEM QUALQUER CUSTO ADICIONAL PARA SI, ganharei uma pequena comissão, se decidir comprar através deles. Apenas recomendo produtos que conheço e uso aos meus clientes.
Less is more! Well written and beautifully illustrated!
It Really is my friend. Hope you have enjoyed it.
Thank you